You are currently viewing Como evitar patologias em parede de concreto?

Como evitar patologias em parede de concreto?

Entenda a importância da proteção no sistema de parede de concreto 

Considerado uma excelente alternativa para construções de larga escala, o sistema de parede de concreto apresenta diversas vantagens que permitem uma eficiente execução das obras. 

Um dos principais benefícios em optar pelo sistema de parede de concreto é proporcionar maior velocidade com a utilização das fôrmas, permitindo a execução de duas a quatro unidades habitacionais por dia.  

Desse modo, torna-se possível otimizar tempo e mão de obra dedicados a garantia de uma ótima execução da construção civil.  

Porém, como em todo processo construtivo, é necessário adotar medidas preventivas para evitar possíveis patologias no sistema de parede de concreto.  

Continue lendo o artigo e descubra como é possível manter a estabilidade e segurança de sua obra a partir de um planejamento bem feito com soluções inteligentes que impeçam retrabalhos. 

Acompanhe! 

Como evitar fissuração no sistema parede de concreto? 

Em geral, nenhuma obra por melhor construída que seja, está livre de manifestar fissuras ao longo de sua vida útil. 

Por apresentar uma estrutura muito rígida, o sistema de parede de concreto pode gerar uma certa preocupação com relação à possibilidade de fissuração quando sujeita à retração.  

Mas, o que é retração? 

Trata-se de um fenômeno intrínseco ao material concreto que possui diferentes causas para seu surgimento, como: 

Retração Plástica Inicial: ocorre por perda de água como concreto ainda não endurecido; 

Retração Química: dá-se pelo menor volume dos cristais compostos na reação do cimento; 

Retração Hidráulica: também conhecido como de secagem, acontece pela ausência de água quando já endurecido. 

Causas para o surgimento de retrações 

Resultado da falta de cuidado e atenção, as retrações podem ocorrer devido: 

1. Concreto auto adensável mal dimensionado, com poucos finos e muita água; 

2. Inexistência de cura, gera desvio de água inicial em razão da simultaneidade deste processo em muitas paredes. Recomenda-se utilizar a cura química para preservar a aderência do revestimento; 

3. Causa mecânica como a desforma provocada pelo mal uso do desmoldante ou até mesmo pela aplicação de ferramentas inapropriadas para a retirada das fôrmas na linha de espaçadores e em cantos de janelas, por exemplo; 

4.  Vibrações no solo ocasionados pela terraplanagem com rolo vibratório ou fortes impactos nas paredes. 

Pontos para o aparecimento de fissuras em parede de concreto 

As fissuras podem aparecer em dois principais locais da obra: janelas e cantos de portas e ainda, em paredes longas sem junta de controle. 

Além desses pontos, podemos destacar o surgimento de fissuras nos seguintes: 

– Posicionamento incorreto de eletrodutos e com pouco espaçadores entre tela/fôrma; 
– Fissura no primeiro pavimento em consequência a restrição de movimentação imposta pela fundação; 
– E no último pavimento, devido a dilatação térmica da laje de cobertura. 

Para diminuir o nível de fissuração é indispensável que o traço do concreto seja analisado para potencializar a resistência à tração nas idades iniciais, quando ainda não há aderência entre a ferragem e o concreto. 

Estruturas que utilizam concreto com traço bem aplicado, dificilmente irão manifestar fissuras sistêmicas. 

Dessa forma, é fundamental dar muita atenção para o processo construtivo desde o seu planejamento, especialmente ao sistema de parede de concreto. 

Planejamento é a palavra de ordem! 

Como já mencionado anteriormente, é necessário planejar corretamente uma obra para prevenir riscos, reparos e futuras dores de cabeça após sua execução. 

É preciso pesquisar e analisar as características dos materiais para obter êxito na execução com a qualidade exigida no projeto. 

Outro ponto importante a ser citado, é a realização do treinamento com a equipe de mão de obra. Desse modo, é possível estudar e aprimorar o controle de qualidade, a fiscalização e a logística do canteiro de obras. 

E a umidade da base da parede de concreto? 

Sendo um dos fatores mais preocupantes nas obras civis, a umidade nas paredes concretadas tem a chance de aparecer em regiões internas e externas de alguns projetos. 

Neste caso, o problema com a umidade é resultado da umidade do solo e chuvas.   

Para evitar a umidade do solo, é necessário considerar proteger e armar as vigas com lona plástica antes da concretagem. 

Já em clima chuvoso, é válido considerar fazer a calçada externa com caimento para fora da projeção das edificações.  

Uma alternativa interessante é a impermeabilização em toda calçada juntamente com a base da parede, em aproximadamente 30 cm, antes da pintura externa de fachada.  

Para evitar patologias no sistema de parede de concreto, deve-se seguir as diretrizes do processo de montagem, utilizando os sistemas de fôrmas específicas e os espaçadores plásticos de armaduras para maior segurança e resistência da execução da obra. 

Deixe um comentário