You are currently viewing Boas Práticas em Paredes de Concreto

Boas Práticas em Paredes de Concreto

Conheça os procedimentos necessários para o desenvolvimento adequado em paredes de concreto

Optar pelo sistema de paredes de concreto tem sido uma das formas mais inteligentes de concepção de edifícios residenciais e comerciais.

A larga escala de produção pode se mostrar muito otimista para a competitividade no mercado. Sabe por quê?

Seus benefícios estão relacionados ao aumento de produtividade na execução das unidades habitacionais e ainda, na redução considerável de mão de obra quando faz-se a utilização de tipos de concreto autoadensável.

Investir em um material apropriado e conhecer as boas práticas em paredes de concreto, faz toda diferença para conduzir ótimos resultados para um projeto de construção civil.

Continue lendo o conteúdo e saiba de todos os procedimentos técnicos que garantem a qualidade de um projeto construtivo. Acompanhe!

A Busca pelo Sistema Construtivo de Paredes de Concreto Armado

Nos últimos anos, o sistema de paredes de concreto armado tem se mostrado bastante competitivo e crescente no âmbito nacional para a construção de edificações habitacionais do programa federal Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Mas isso não quer dizer que empreendimentos mais sofisticados do mercado imobiliário não possam receber este tipo de melhoria de desempenho.

O sistema de paredes de concreto é igualmente bem sucedido no que diz respeito à integridade às conformidades estéticas, na redução de fissuras, bolhas superficiais ou até mesmo falhas na concretagem.

As práticas engenhosas possuem muitos desafios, mas com o recurso certo e os produtos adequados é possível apresentar obras modernas com segurança e qualidade.

E isso é o que vamos ver a seguir.

O Investimento em Paredes de Concreto vem Ganhando Força…

Entre os muitos benefícios que as paredes de concreto podem apresentar, destacamos o aumento de produtividade em grande escala combinada com a economia e qualidade ao processo construtivo.

Além disso, o sistema é capaz de reduzir consideravelmente o déficit habitacional brasileiro através da estruturação de casas e edifícios com mais de 30 pavimentos, incluindo instalações elétricas e hidráulicas apropriadas.

O sistema de paredes de concreto brasileiro permite a eliminação de até dez etapas executivas, como: produção de argamassa de assentamento de blocos, transporte de materiais e arremates de esquadrias, se comparado à execução de sistemas tradicionais.

Especialistas afirmam que esse tipo de empreendimentos residencial com alta repetitividade em paredes de concreto pode viabilizar menor tempo de trabalho com uma margem econômica positiva.

Um fato curioso que representa bem essa ideia é a concepção da Kingdom Tower, o edifício mais alto do mundo atualmente. Com mais de 1km de altura, construído na cidade de Jidá, na Arábia Saudita.

Diversos países da Europa, África, América e Ásia adotaram esse tipo de prática engenhosa. Pela interessante capacidade de simplificar e repetir operações em seu processo construtivo, fortalecendo assim, a estrutura.

O Tipo de Concreto Faz Toda Diferença!

A tipologia da concretagem funciona de maneira específica para cada objetivo. Em projeto de torre, por exemplo, cada pavimento ocorre em etapas distintas de modo a aproveitar as fôrmas e escoramentos.

De acordo com a geometria das paredes de concreto é possível analisar condições favoráveis para a concepção da obra, preservando sua completude e estética.

E por falar em parâmetros estéticos, podemos evidenciar a importância em construir uma parede de concreto moldada com os recursos adequados, o uso de um desmoldante para a remoção das fôrmas e qualidade do painel.

Isso porque, a partir de um acabamento superficial da concretagem ganha-se altas chances de suprimir o passo a passo intermediário de preparação da superfície para receber o revestimento final, como a pintura.

Vale destacar que os procedimentos devem seguir uma linha de produção embasada nas normas técnicas nacionais vigentes (ABNT NBR), conforme a idealização do projeto.

Concreto Auto-adensável é uma Boa Alternativa?

Para que a aplicação do concreto seja satisfatória, recomenda-se utilizar o concreto autoadensável para equilibrar a elevada fluidez e moderada viscosidade para o acabamento superficial.

Ao utilizar o concreto autoadensável, torna-se viável reduzir a intensidade de ruído emitida diante a necessidade de desempenho em superfícies horizontais e de acabamento nas verticais.

Com isso, dispensa-se o uso de vibradores de imersão na quantidade mínima exigida nos requisitos da atual ABNT NBR 15823-1:2017

Boas Práticas em Paredes de Concreto

Vamos destacar a seguir, os princípios fundamentais que integram as boas práticas que envolvem o sistema construtivo de paredes de concreto. Veja a seguir:

Primeiramente é preciso que as fôrmas empregadas sejam limpas com a remoção do resíduo de concretagem anterior, para evitar a aderência de impurezas da peça.

Em seguida, é fundamental aplicar o desmoldante nas fôrmas para uniformiza-la.

Mas atenção: é indispensável seguir as recomendações do fabricante no que tange a quantidade. O excesso de agente desmoldante pode causar bolhas superficiais e manchas indesejadas.

Um cuidado maior necessário é com a qualidade dos painéis da fôrma. Esta é uma condição decisiva que irá contribuir para o resultado desejado.

Com a finalidade de assegurar a espessura das paredes e o cobrimento adequado das armaduras, a principal orientação é optar pela aplicação de gabaritos tipo galga e espaçadores circulares, distribuídos de modo similar e em quantidade pela região.

Para o lançamento do concreto propriamente dito, as boas práticas de execução sugerem cautela especial quanto a altura de lançamento for superior a dois metros com a utilização de dispositivos como funis, calhas e trombas.

E ainda, no lançamento por meio de janelas vazadas na lateral das fôrmas.

Conhecimento técnico aliado às boas práticas de paredes de concreto são capazes de proporcionar um projeto integrado satisfatório dentro das normas de segurança e qualidade da construção civil.

Deixe um comentário